COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO


Considere as afirmativas sobre a pré assembleia. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

(___) As cooperativas com grande área de ação e/ou elevado número de associados, normalmente têm dificuldades para reunir a maioria dos associados em Assembleia Geral. Além disso, mesmo com uma presença significativa, torna-se difícil haver uma participação efetiva nos debates, pois isto faria com que as Assembleias se prolongassem por diversas horas, tornando-se muito cansativas.

(___) Em função do grande número de associados, muitas cooperativas organizam as pré-assembleias com os seguintes objetivos: Permitir aos associados que conheçam e discutam previamente os assuntos da assembleia geral; estimular e facilitar a participação dos associados, bem como de sua família, que passa a ter um maior conhecimento dos assuntos da cooperativa; criar consciência da co-responsabilidade em relação às decisões da assembleia; tomar decisões mais conscientes e eficazes; agilizar a assembleia geral; debater assuntos de forma mais regionalizada e dar à diretoria da cooperativa maior visão das necessidades sentidas pelos associados e com isso permitir a elaboração de um plano de ação mais realista e ajustado à situação da cooperativa.

(___) Para a realização das pré-assembleias deve-se observar a divisão da área de ação da cooperativa, observando: distâncias e número de associados por região, para definir o número de pré-assembleias necessárias; disponibilidade de locais para a realização das pré-assembleias e a capacidade física para a diretoria se fazer presente a todas as pré-assembleias, no período disponível.

(___) Para a realização das pré-assembleias deve-se observar o convite aos associados que poderá ser feito através de: meios de comunicação disponíveis, líderes de comitês educativos; entrepostos da cooperativa e outros.

(___) Os assuntos são selecionados a partir da pauta da Assembleia Geral. Os associados devem ser conscientizados de que a pré-assembleia não substitui a assembleia e por isso, devem participar da mesma. A duração é variável, mas normalmente se concentra num dos períodos do dia, evitando assim a necessidade de ser prevista a alimentação e também permitindo a realização de mais de uma pré-assembleia durante o dia.


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.

“Assembleia Geral é o órgão supremo da cooperativa que, conforme o prescrito na legislação e no Estatuto Social, tomará toda e qualquer decisão de interesse da sociedade.” (Brasil Cooperativo 2014. Disponível em: http://www.brasilcooperativo.coop.br/site/cooperativismo/por_dentro_da_cooperativa.asp.) A respeito da Assembleia Geral Extraordinária de uma cooperativa, é de sua competência exclusiva deliberar sobre os seguintes assuntos, EXCETO:

 


Outros assuntos de interesse social (com poder deliberativo)


Fixação do valor dos pró-labores dos membros da Diretoria e cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal


Plano de atividades e previsão orçamentária para o próximo exercício;


Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas, deduzindo-se no primeiro caso, as parcelas para os Fundos Obrigatórios.


Eleição dos componentes dos órgãos de administração do Conselho Fiscal e de outros, quando for o caso.

Conforme estabelecido no artigo 40 da Lei nº 5.764 de 16 de dezembro de 1971, o quórum de instalação das Assembleias Gerais de cooperativas singulares será de:


2/3 (dois terços) do número de associados, em primeira convocação; com metade dos associados em segunda convocação; em terceira convocação com no mínimo 10% (dez por cento) associados.


2/3 (dois terços) do número de associados, em primeira convocação; com metade dos associados em segunda convocação; em terceira convocação com no mínimo de 10 (dez) associados.


2/3 (dois terços) do número de associados, em primeira convocação; com metade mais 1 (um) dos associados em segunda convocação; em terceira convocação com no mínimo de 10 (dez) associados.


2/3 (dois terços) do número de associados, em primeira convocação; com metade dos associados em segunda convocação; em terceira convocação com no mínimo de 20 (vinte) associados.


1/3 (um terço) do número de associados, em primeira convocação; com metade dos associados em segunda convocação; em terceira convocação com no mínimo 15% (quinze por cento) associados.

Considere as afirmativas abaixo sobre o que os interessados em participar de uma cooperativa devem observar, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

(___) Se pode assumir as condições para pagamento do capital a ser integralizado na cooperativa.

(___) Se a cooperativa funciona bem e, se há uma participação efetiva dos associados, nas reuniões, assembleias, eventos sócio culturais e no movimento cooperativista.

(___) Se há rodízio de funções, possibilitando que em algum momento cada cooperado contribua com ideias e sugestões, e não ocorra domínio e dependência por parte de um pequeno grupo.

(___) Verifique se são divulgados os resultados das atividades entre os associados, permitindo o transparente acompanhamento das operações financeiras.

(___) Verifique o retorno financeiro. Uma cooperativa é uma empresa que mesmo com objetivos sociais, tem de se viabilizar economicamente.

 

 

 


V, V, V, V, V.


V, F, V, V, V.


V, V, F, F, V. 


V, V, V, F, V.


V, V, V, F, F.

Considere as afirmativas abaixo sobre os primórdios do cooperativismo e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

 

(___) O cooperativismo teve início no bairro de Rochdale (Manchester, Inglaterra) em 1844 quando 28 tecelões moradores daquele local buscavam alternativa econômica para atuarem em um mercado dominado por senhorios gananciosos, que os submetiam a remuneração aviltante, imposição de degradante jornada diária de trabalho de mulheres e crianças de até 16 horas por dia, além do crescente desemprego provocado pela Revolução Industrial.

(___) Constituía-se, pois, numa pequena cooperativa de consumo, com apenas quatro produtos: farinha, manteiga, velas e aveia.

(___) Localizou-se no então chamado "Beco do Sapo" (Toad Lane), com a contribuição de uma libra por associado. Isto alteraria os padrões econômicos de então, originando o movimento cooperativista.

(___) Em seguida, a associação apoiou a construção ou a compra de casas para seus associados e montou uma linha de produção para os trabalhadores com salários muito baixos ou desempregados. Os comerciantes locais escarneceram do grupo. Entretanto, no primeiro ano de seu funcionamento, o capital da sociedade aumentou para 180 libras e cerca de dez anos mais tarde o "Armazém de Rochdale" contava 1.400 cooperados.

(___) O exemplo alastrou-se rapidamente para outros grupos, evoluindo e conquistando espaço próprio, criando nova forma de pensar no homem, no trabalho e no desenvolvimento social.

 


V, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.

Considere as afirmativas abaixo extraídas da cartilha “ASSOCIATIVISMO” (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2012). (material apensado).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) As associações rurais, geralmente, são formadas por grupos de vizinhos que, pela proximidade e conhecimento, se agrupam para discutir problemas comuns. Ao buscarem soluções em conjunto, evoluem para decisões mais definitivas, aperfeiçoando a parceira, inicialmente informal, para uma forma de união organizada e associativa, onde terão maiores chances de sucesso.

(___) Para tanto, a participação democrática e a ajuda mútua são os princípios fundamentais, sem os quais as associações perdem sua razão de existir, já que defendem os interesses e anseios da maioria.

(___) O mutirão - que antes ocorria como uma ação eventual de colaboração entre amigos – se transforma num método, os membros da associação passam a trabalhar juntos e/ou de forma complementar, tanto na fase produtiva como na comercial.

(___) As associações que se organizam e garantem um processo participativo, tendo como principal objetivo o permanente interesse do grupo, tendem a prosperar. Ao atingirem suas metas, novos horizontes se estabelecem, impulsionando suas atividades.

(___) Os produtores organizados em associações possuem mais força para reivindicar junto à prefeitura de seus municípios, vereadores e deputados, melhorias para sua região, como estradas, escolas, postos de saúde, etc. Ao mesmo tempo, pelo fato de serem formadas por grupos produtivos que geram emprego e renda, são organizações de interesse público, tendo o direito de usufruir dos programas governamentais, através dos quais podem obter cooperação para o aperfeiçoamento da produção.


V, V, V, V, F.


F, F, V, F, V.


V, V, V, V, V.


F, V, F, V, F.


V, V, F, V, V.

Considere as afirmativas abaixo sobre o ASSOCIATIVISMO NO CONTEXTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

 

(___) Uma associação é uma sociedade civil que não possui fins lucrativos, onde os indivíduos se organizam para atender aos seus interesses de forma democrática. Ela existe porque os associados possuem um objetivo comum e trabalham em grupo para a realização desse objetivo.

(___) No meio rural, o associativismo pode ser entendido, como um instrumento de luta dos pequenos produtores, proporcionando a permanência na terra, elevação do nível de renda e de participação como cidadãos. Uma associação não é somente uma organização de pessoas com objetivos comuns para proporcionar uma melhor reprodução econômica de seus sócios, mas, sim, uma organização mais complexa com objetivos também de caráter social, desempenhando importantes e complexas funções por meio de estatutos e regimentos.

(___) Especificamente em relação às associações de pequenos produtores, observamos que o uso de práticas solidárias, isto é, o agrupamento de produtores com interesses comuns, tendo como finalidade resolver os seus problemas, quer sejam de produção, comercialização ou de serviços, viabilizando a sustentação de suas propriedades, superando entraves produtivos e logísticos, de forma coletiva, representa uma importante opção estratégica capaz de transformar ou modificar uma realidade, ou mesmo, proporcionar aos diferentes atores sociais, meios para se adaptarem a essa realidade.

(___) As associações de pequenos produtores e trabalhadores rurais mostram-se como novas formas de agregação social, com uma função de socialização e se constituem, hoje, como novos canais de participação e de representação. Prevalece no nosso entendimento de que se trata de organizações voluntárias, surgindo, portanto, da vontade e da decisão de um grupo ou de um segmento de classe, com objetivos pré-definidos e relacionados às necessidades sociais numa dada realidade.

(___) A ausência e a falta de reconhecimento do trabalho ocasionam a vulnerabilidade social, comprometendo a permanência dos elos sociais, porque o trabalho continua sociabilidade humana, a identidade pessoal e a coletiva, o reconhecimento pelo outro e a possibilidade de integração social.

 


F, F, V, F, V.


V, V, F, V, V.


F, V, F, V, F.


V, V, V, V, F.


V, V, V, V, V.

Sobre o capital social das cooperativas é correto afirmar:


Na condição de empresário, cada associado deve retirar recursos financeiros na empresa que lhe pertence. Deve investir e garantir o capital necessário para honrar os compromissos e subsidiar o desenvolvimento da cooperativa.


Ao constituir ou ingressar numa cooperativa, a pessoa esta isenta de uma obrigação financeira estabelecida pelo estatuto social.


O capital social integralizado é transferível a terceiros.


Uma cooperativa, para participar do mercado, deve garantir financeiramente suas atividades empresariais.


O desenvolvimento dos serviços a serem prestados a seus associados e, em especial, a seus clientes, independe do desempenho financeiro da sociedade.

Quanto aos princípios do cooperativismo é correto afirmar:


Os princípios do cooperativismo constituem um conjunto de normas que norteiam a constituição, porém o funcionamento das cooperativas é livre.


A adesão ao cooperativismo é voluntária e livre.


Quando da fundação da 1ª cooperativa do mundo, em 1944, os princípios básicos do cooperativismo foram aprovados e colocados em prática.


Com o passar do tempo e diante das transformações econômicas e sociais do mundo, os princípios foram preservados, porém não foram revistos e adaptados às exigências da sociedade atual.


A última revisão aconteceu durante a realização do Congresso do Centenário da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, na cidade de Manchester (Inglaterra), em 2005.

A Assembleia Geral Extraordinária realizar-se-á sempre que necessário e poderá deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação. É da competência exclusiva da Assembleia Geral Extraordinária deliberar sobre os seguintes assuntos, para os quais são necessários os votos de 2/3 (dois terços) dos associados presentes, para tornar válidas as deliberações, exceto:


Reforma do estatuto.


Dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes.


Fusão, incorporação ou desmembramento e mudança do objeto da sociedade.


Outros assuntos.


Contas do liquidante e alienação de bens imóveis. 

Páginas: 12345